STF tem maioria para tirar do STJ investigação contra Paulo Dantas, governador de Alagoas

STF tem maioria para tirar do STJ investigação contra Paulo Dantas, governador de Alagoas
Publicidade 12
Compartilhe!

Assembleia Legislativa de Alagoas – Arquivo

Assembleia Legislativa de Alagoas - Arquivo

A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) formou maioria para manter a decisão do ministro Alexandre de Moraes que retirou do STJ (Superior Tribunal de Justiça) a investigação contra o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB). O caso apura suspeitas de desvio de recursos públicos durante o período em que Dantas era deputado estadual, antes de assumir o governo do estado.

 

A investigação envolve supostos crimes de organização criminosa e lavagem de dinheiro, ligados a irregularidades na Assembleia Legislativa de Alagoas. Para Moraes, como os fatos investigados não estão relacionados ao atual cargo de governador, o STJ não tem competência para conduzir o processo.

 

“Foi afastada a competência do Superior Tribunal de Justiça para processar e julgar as supostas condutas ilícitas. Em consequência, determinei o encaminhamento dos autos à 17ª Vara Criminal da Comarca de Maceió/AL”, afirmou Moraes em seu voto.

 

O julgamento está sendo realizado no plenário virtual da Primeira Turma e segue até a próxima sexta-feira (6). Até agora, o voto de Moraes foi acompanhado pelos ministros Flávio Dino e Cármen Lúcia, formando maioria. A turma é composta por cinco ministros.

 

Cristiano Zanin se declarou impedido de votar. Resta apenas o posicionamento do ministro Luiz Fux, que ainda pode pedir vista para analisar melhor o caso ou pedir destaque — o que levaria o julgamento ao plenário físico.

Publicidade 14

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *