Secretaria de Saúde de Colíder organiza agendamentos para ressonâncias recebidas por emenda parlamentar do Deputado Estadual Nininho

Secretaria de Saúde de Colíder organiza agendamentos para ressonâncias recebidas por emenda parlamentar do Deputado Estadual Nininho
Publicidade 12
Compartilhe!

Por: Rosangela Melo/Nortão Online

Há cerca de uma semana atrás, o prefeito de Colíder, Rodrigo Benassi, fez um importante anúncio sobre a disponibilização de mil ressonâncias magnéticas, uma medida que visa reduzir a fila de espera na Central de Regulação, onde atualmente cerca de mil pessoas aguardam por esse exame. Muitas delas estão na lista de espera há mais de dois ou três anos, e a iniciativa foi viabilizada por meio de uma emenda parlamentar do Deputado Estadual Nininho.

A secretária de Saúde e Saneamento Básico, Mara Lemos Martins, está orientando a população sobre como proceder para a realização das ressonâncias. Os agendamentos estão sendo organizados, e a equipe pede calma à população que aguarda ansiosamente. Para ser agendado, o paciente deve deixar uma cópia do pedido de ressonância em seu Posto de Saúde, que encaminhará o pedido para a Central de Regulação. A partir daí, será feita uma classificação de risco para priorizar os exames mais urgentes, enquanto os exames eletivos serão agendados conforme a ordem de entrada na fila.

“Queremos garantir que todos tenham acesso ao SUS, que é um direito de todos. Estamos comprometidos em atender a demanda com equidade e igualdade”, afirmou Mara.

Entretanto, o município enfrenta um desafio: atualmente, os exames de ressonância não são realizados por nenhum prestador local, o que significa que os pacientes precisarão ser agendados para realizar os exames fora do município. Para isso, a administração está dependendo do transporte sanitário. A secretária informou que o Poder Público já está providenciando a compra de mais dois micro-ônibus e duas vans para facilitar o transporte dos pacientes, embora o processo legal para essa aquisição as vezes não sai na velocidade desejada.

“Estamos fazendo o possível para garantir que nossos pacientes sejam transportados com conforto e segurança. Enquanto isso, estamos utilizando os veículos disponíveis para atender a demanda”, explicou Mara. A expectativa é que atualmente sejam agendados cerca de cem exames por final de semana, conforme a capacidade de transporte.

Publicidade 14

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *