Diego vê dificuldades de produtores e defende parceria com Estado

Diego vê dificuldades de produtores e defende parceria com Estado
Publicidade 12
Compartilhe!
O deputado estadual propôs que o governo e a Energisa atuem em conjunto para ampliar a cobertura elétrica em Mato Grosso.
 13 de março de 2025

O deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos) afirmou nesta quarta-feira (12) que produtores rurais enfrentam dificuldades para investir em suas propriedades devido à deficitária distribuição de eletricidade em Mato Grosso.

Diego deu essa declaração em Matupá, durante o evento Dia de Negócios e Tecnologia (Dinetec). Na ocasião, trabalhadores rurais e lideranças políticas discutiram sobre possíveis melhorias para a produção mato-grossense.

Como alternativa de solução, o parlamentar defendeu seu Projeto de Lei nº 1857/2024 que prevê ampliar o fornecimento da rede elétrica trifásica em áreas rurais. A proposta está sob análise do parlamento estadual e segue para a primeira votação.

“Propusemos um projeto de lei [MT Trifásico] para criar um plano estadual e implantar a rede elétrica trifásica. Todos, sejam rurais ou urbanos, vivem um problema com a Energisa”, pontuou.

“Todos os dias, recebo demandas de vereadores, prefeitos e empreendedores que querem investir em irrigação ou colocar na propriedade um secador agrícola, mas não conseguem por não terem energia”, acrescentou.

Conforme o parlamentar, o valor das contas de energia aumentaria se a Energisa investisse na ampliação da rede elétrica.

Diego, então, defendeu que a empresa firme uma parceria com o Governo do Estado para melhorar a distribuição elétrica, mas sem penalizar as finanças dos mato-grossenses.

“A Energisa fala não ter capacidade de investimento. Se investir, o investimento vai para a tarifa [do consumidor] e fica impraticável. O secretário estadual de Fazenda, Rogério Gallo, tem feito estudos para que o Estado faça uma parceria com a Energisa a fim de colocar aporte financeiro e fazer o ‘trifaseamento’ nas principais áreas agrícolas. O vice-governador [Otaviano Pivetta] é simpático à ideia”, completou.

Rede elétrica trifásica: o que é?

A rede elétrica trifásica utiliza três fases de corrente alternada. Esse funcionamento proporciona maior estabilidade e capacidade elétrica.

Na produção rural, a rede elétrica trifásica pode oferecer uma expansão das atividades ao garantir mais potência aos equipamentos, estabilidade na energia e menor custo operacional.

Fonte: Assessoria
Publicidade 14

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *