Atlético-MG vai para o ‘tudo ou nada’ contra o Fluminense nas quartas da Libertadores
Gigantes brasileiros, Atlético-MG e Fluminense fazem um duelo decisivo na Copa Libertadores da América. Nesta quarta-feira, às 19h, as equipes se enfrentam na Arena MRV, em Belo Horizonte (MG), no segundo jogo das quartas de final.
No primeiro confronto, no Maracanã, os cariocas fizeram valer o mando de campo e venceram por 1 a 0, com gol de Lima, já aos 42 minutos do segundo tempo. O Fluminense, portanto, joga por um empate, enquanto o Atlético precisa vencer por dois gols para avançar no tempo normal. Vitória mineira por apenas uma gol leva a decisão aos pênaltis.
Campeão em 2013, seu único título, o Atlético-MG tenta voltar às semifinais após três anos. Conquistou o objetivo em 2021, quando foi eliminado pelo Palmeiras. Já o Fluminense é o atual campeão, conquistando a taça pela primeira vez em 2023. Agora sonha com o bi.
Totalmente focado em reverter o placar, o Atlético-MG poupou diversos titulares no Brasileirão, alguns entrando apenas no segundo tempo. Mesmo assim, venceu o Red Bull Bragantino com propriedade ao fazer 3 a 0, em Minas. O resultado deixou o time com 36 pontos, em nono lugar.
O técnico Gabriel Milito não terá o lateral-direito Saravia e o volante Otávio, que seguem no departamento médico. A saída na lateral é usar o experiente Mariano ou improvisar o zagueiro Bruno Fuchs. Ou atuar com três zagueiros, com Gustavo Scarpa e Guilherme Arana atuando como alas.
No meio-campo, Milito deve seguir com Alan Franco e Fausto Vera encarregados da marcação. No setor criativo, Igor Gomes foi bem contra o Red Bull Bragantino e é uma alternativa para Bernard, que ainda não rendeu o que se espera. O atacante Alisson, em transição, pode ser novidade entre os relacionados.
Milito depositou sua confiança no elenco e garantiu que o Atlético está preparado. “Estamos perdendo a série. Temos um jogo em casa, com nossa torcida. Faremos o impossível e o possível para reverter. Tenho confiança nessa equipe. Em jogo grandes, essa equipe aparece, dá a cara. Temos que ter calma e ter tranquilidade, ter inteligência. Sabemos das virtudes deles, mas estamos preparados.”
Em situação perigosa no Brasileirão e com um clássico no fim de semana, o técnico Mano Menezes não pôde se dar ao luxo de poupar. Mesmo assim, sofreu um gol no finalzinho e foi derrotado pelo Botafogo por 1 a 0. Com 27 pontos, segue dentro da zona de rebaixamento, em 18º lugar.
A boa notícia é que o zagueiro Thiago Silva, que não jogou no fim de semana por conta de um problema no tornozelo e era dúvida, viajou com a delegação. Entretanto, será reavaliado e, se não tiver condições, Antônio Carlos é opção.
O meia Nonato, por outro lado, sofreu uma fratura no nariz no sábado e é desfalque. Mas ele não foi titular no jogo de ida contra o Atlético. Com a exceção da dúvida na defesa, portanto, a escalação será a mesma que atuou no Maracanã.
Após a derrota para o Botafogo, Mano viu uma lição para corrigir. “A gente não pode vacilar em jogo grande e contra adversário de alto nível do outro lado, que está sempre preparado para aproveitar pequenos vacilos. Esses detalhes vão aparecer de novo contra o Atlético. A gente vai ter que trazer esses detalhes a nosso favor. Será um jogo muito difícil com enfrentamentos individuais o tempo inteiro.”
Leia Também: Ex-goleiro Tim Howard critica Guardiola: “Arruinou o futebol”
Fonte: noticiasaominuto.com.br