Organizações pedem ajuda para povos indígenas afetados pelas queimadas no Estado
Takumã Kuikuro
A Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso (Fepoimt) criou uma campanha emergencial para a arrecadação de itens básicos e recursos financeiros para ajudar os povos indígenas afetados pelas queimadas no estado. A ação foi comunicada nas redes sociais e também tem o apoio da Fórum Popular Socioambiental de Mato Grosso (Formad-MT).
De acordo com o Formad, até o momento foram mais de 40 aldeias atingidas em terras mato-grossenses. O fogo já ameaça moradias, nascentes de rios, lagos, animais, roçados e vegetação das áreas indígenas.
Para além da destruição, as queimadas colocam em risco a subsistência desses povos, que dependem do abastecimento de água, do cultivo de alimentos e da caça. O que se tornou escasso com as queimadas que assolam o estado há meses.
Os itens mais solicitados para doação são: água, produtos básicos de alimentação, pá carregadeira e caminhão pipa. Quem puder colaborar pode enviar qualquer quantia via pix para a chave 32.678.220/0001-65 ou doar no endereço rua Estevão de Mendonça, 1876 – Quilombo, Cuiabá.
A Fepoimt afirmou, em nota, que vem solicitando, desde o início das queimadas, a atuação do governo de Mato Grosso e do governo federal na contenção das queimadas e proteção dos povos e territórios indígenas. Contudo, a atuação não tem sido suficiente para controlar e extinguir o fogo.