Vigia Mais MT registra mais de 14,2 mil ocorrências impede crime e salva vidas
Em janeiro deste ano, o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), identificou 1.488 ocorrências
O programa Vigia Mais MT, da Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT), auxiliou as forças de segurança com identificação e registrou 14.250 ocorrências ano passado em Cuiabá e Várzea Grande.
O sistema de videomonitoramento impediu furtos, localizou veículos roubados, furtados ou adulterados e salvou vidas. O programa também permitiu o registro de acidentes de trânsito agilizando o socorro às vítimas em ocorrências graves.
Em janeiro deste ano, o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), identificou 1.488 ocorrências. As ocorrências mais comuns são de acidente de trânsito, localização de veículos roubados, furtados ou adulterados e furtos a comércio.
“O monitoramento atua de forma preventiva reduzindo crimes e quando ocorre reduz o tempo de resposta tanto na recuperação de bens e até mesmo o resgate e socorro de vítimas de acidentes de trânsito, onde quanto menos tempo a vítima esperar pelo atendimento mais chances temos de salvar a vida dela”, detalhou.
Ocorrências
Uma das ocorrências que mais chamou a atenção foi uma tentativa de suicídio registrada em novembro do ano passado, no viaduto da Avenida Miguel Sutil, próximo ao Terminal Rodoviário, em Cuiabá.
Assim, que a equipe de monitoramento identificou a movimentação suspeita de um jovem na beira da ponte, equipes do Corpo de Bombeiros e Samu foram acionadas, se deslocaram imediatamente ao local e impediram que o jovem tirasse a própria vida.
Outro exemplo, foi o furto de uma TV em uma loja na Avenida Carmindo de Campos, em Cuiabá, em julho do ano passado. A câmera registra o momento em que dois homens, em uma moto, se aproximam da loja, um deles pega a TV e fogem rapidamente.
A equipe policial, mais próxima, foi acionada pelo Ciosp e realizou a prisão dos suspeitos e a recuperação do produto furtado.
Atualmente, 129 municípios efetivaram adesão ao Vigia Mais MT e 19.900 câmeras foram entregues. Dessas 19.900, 15.900 estão em operação no Ciosp (Centro Integrado de Operações em Segurança Pública), enquanto as demais se encontram em fase de instalação.

