Sinop: secretário diz que Núcleo Avançado na Saúde atenderá 4 especialidades e pacientes deixarão de ir a Cuiabá

Sinop: secretário diz que Núcleo Avançado na Saúde atenderá 4 especialidades e pacientes deixarão de ir a Cuiabá
Publicidade 12
Compartilhe!

O Núcleo Avançado de Atendimento (NAE) começa funcionar, nesta quarta-feira, buscando ampliar atendimentos médicos multidisciplinares e consultas em especialidades médicas realizadas exclusivamente, por médicos conveniados. Inicialmente, serão quatro especialidades médicas – oncologista, neurologista e dermatologista – e exames específicos.

O secretário de Saúde, Érico Stevan Gonçalves, explicou ao Só Notícias, que para ser atendido no NAE, o paciente terá que ser regulado. É “mesmo procedimento de qualquer outra média ou alta complexidade. Ele será regulado por um clínico geral da UBS ou da UPA” e para exames, “cada especialidade tem o seu tratamento, conforme o diagnóstico”. No NAE, também serão realizados pequenos procedimentos, como biópsia de pele. “Ali foi montado um centro, uma sala cirúrgica, são procedimentos mais simples”, informou.

A expectativa do secretário é de realizar 20 atendimentos de neuropediatra e 60 de neurologista. Esses profissionais virão até Sinop, onde devem permanecer por cerca de 15 dias. “Esse neuro nosso é de Curitiba. Os pacientes serão regulados e encaminhados”. Esses atendimento serão realizados em uma espécie de mutirão. Conforme houver a regulação dos pacientes, os profissionais estarão em Sinop para atendê-los. Ainda de acordo com o secretário, não é possível definir a quantidade de atendimentos de outras especialidades pois será necessário aguardar por demanda da regulação.

Com a inauguração do NAE, na prática, os pacientes, que antes tinham que se deslocar a Cuiabá, por exemplo, poderão realizar atendimento aqui em Sinop. “Vai facilitar a questão de logística dos pacientes”. “Outras vezes, esses pacientes nem conseguiam ser atendidos”, lembra o secretário.

O NAE fica no antigo Centro de Especialidades Médicas (CEM), em imóvel alugado pela prefeitura, na avenida das Sibipirunas, 4.248.

Publicidade 14

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *