Patrulha Rural da PM fecha garimpo ilegal e prende três homens em Alta Floresta
Duas espingardas, mercúrio e outros materiais utilizados na prática ilegal foram apreendidos
Equipes da Patrulha Rural do 9º Comando Regional fecharam um garimpo ilegal em funcionamento na zona rural de Alta Floresta, na tarde desta quarta-feira (7.1). Na ação, três homens foram presos em flagrante e duas armas de fogo, mercúrio e demais materiais usados na extração ilegal de minério foram apreendidos.
De acordo com o boletim de ocorrência, policiais do 8º Batalhão se deslocaram para uma fiscalização ambiental após receberem denúncias sobre a existência de um garimpo em uma fazenda localizada nas proximidades da rodovia MT-326.
Os militares realizaram diligências e constataram o funcionamento da extração ilegal de minério, onde máquinas e motores de jatos de água estavam operando. Ainda no local, os três suspeitos foram encontrados e abordados.
Na revista ao grupo, nada de ilícito foi encontrado. Já na verificação ao acampamento montado pelo trio, a PM encontrou uma espingarda adaptada para calibre 22 e uma espingarda de calibre 28.
Também foram encontradas grandes quantidades da substância mercúrio, que é altamente nociva ao meio ambiente, utensílios utilizados para a prática do garimpo e galões contendo óleo diesel para o funcionamento das máquinas.
Os suspeitos não se pronunciaram sobre a prática do garimpo e receberam voz de prisão, sendo conduzidos para a delegacia da cidade, com todo o material apreendido, para registro da ocorrência e demais providências.
Os motores e materiais maiores não puderam ser apreendidos, devido as dificuldades para remoção, e foram inutilizados no próprio local, conforme legislação ambiental pertinente.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
