Dos 8 deputados federais de Mato Grosso, 7 buscam a reeleição

Dos 8 deputados federais de Mato Grosso, 7 buscam a reeleição
Publicidade 12
Compartilhe!
Fred Moraes

fred.moraes@gazetadigital.com.br

Reprodução/ Montagem GD

Reprodução/ Montagem GD

Quase toda a bancada federal de Mato Grosso deverá buscar a reeleição nas eleições deste ano, pelo cargo de deputado federal. Dos 8 atuais deputados de Mato Grosso, 7 já anunciaram que disputaram uma das cadeiras na Câmara Federal, com exceção de um único nome que disputará Senado, sendo ele o deputado José Medeiros (PL).

A decisão da quase totalidade dos parlamentares reflete uma estratégia de consolidação de bases eleitorais e manutenção de influência em Brasília. Com um índice de 87,5% de tentativa de continuidade, a bancada mato-grossense sinaliza que aposta na aprovação do trabalho realizado nos últimos quatro anos para garantir mais um mandato.

Deputado(a) Partido Situação para 2026
José Medeiros PL Pré-candidato ao Senado
Nelson Barbudo PL Buscará Reeleição
Rodrigo da Zaeli PL Buscará Reeleição
Coronel Fernanda PL Buscará Reeleição
Coronel Assis União Buscará Reeleição
Gisela Simona União Buscará Reeleição
Juarez Costa MDB Buscará Reeleição
Emanuelzinho MDB Buscará Reeleição

 

Embora sete nomes busquem a continuidade no cargo, é importante destacar que a atual configuração da bancada de Mato Grosso não é a mesma que foi diplomada no início da legislatura. Durante os últimos anos, a bancada passou por mudanças profundas devido a falecimentos e vitórias em eleições municipais.

A Sucessão de Amália Barros

 Uma das maiores mudanças ocorreu com o falecimento precoce da deputada Amália Barros (PL) em maio de 2024. Sua cadeira foi ocupada definitivamente por Nelson Barbudo (PL), que havia ficado na suplência em 2022 e agora busca retornar à Câmara com um mandato próprio.

A “Janela” de Cuiabá

A eleição municipal de 2024 também alterou as peças no tabuleiro. Abilio Brunini (PL) deixou a Câmara Federal para assumir a Prefeitura de Cuiabá. Com sua saída, o suplente Rodrigo da Zaeli (PL) ascendeu ao posto de deputado federal.

Rodízios no União Brasil: No grupo do União Brasil, o rodízio também é constante. O titular Fábio Garcia licenciou-se para ocupar cargos no primeiro escalão do Governo do Estado, como secretário-chefe da Casa Civil, abrindo espaço para Gisela Simona, que tem exercido o mandato com protagonismo e entra na disputa de 2026 como um dos nomes que busca a permanência definitiva.

Com os sete nomes fortes já estabelecidos, a renovação política enfrenta um desafio maior, já que os espaços para novos rostos ficam restritos a apenas uma ou duas vagas, dependendo do desempenho dos partidos.

Última eleição

A renovação da bancada de Mato Grosso em 2022 foi considerada muito alta, atingindo 62,5%. Dos 8 deputados que ocupavam as cadeiras na época, apenas 3 conseguiram se reeleger. À época apenas José Medeiros, Emanuelzinho e Juarez Costa alcançaram a reeleição.

Nelson Barbudo, Rosa Neide, Neri Geller – que saiu para o Senado – foram derrotados.

No lugar dos deputados ‘veteranos’ entraram: Abilio Brunini (PL), Amália Barros (In Memoriam), Coronel Assis (União), Coronel Fernanda (PL) e Fábio Garcia.

Publicidade 14

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *