Comportamento de bancada; bolsonaristas de MT votam com Lula
pablo@gazetadigital.com.br
Divulgação
Os fervorosos bolsonaristas da bancada federal de Mato Grosso, e que disputam entre eles quem é o mais fiel ao bolsonarismo, acabaram contribuindo com o governo do presidente Lula (PT) durante o ano de 2025. Isso porque
em média, de uma em cada quatro votações, acabaram votando a junto com o governo federal seja no Plenário ou Comissão do Congresso Nacional.
Os deputados federais José Medeiros (PL), Nelson Barbudo (PL), Coronel Assis (União) têm uma média de 25% de votações
em que acompanharam o governo, segundo o levantamento do Radar Congresso. Isso significa que a cada 4 votações em que
participaram, um voto foi com a bancada governista.
Medeiros, por exemplo, tem 91% de presença nas votações. Entre os votos favoráveis com a posição do governo estão o que
altera o Código Tributário Nacional para dispor sobre normas gerais para solução de controvérsias, consensualidade e processo administrativo em matéria tributária e aduaneira.
Já Barbudo tem 62% de presença nas votações e Coronel Assis 98%. A Coronel Fernanda (PL) a média ficou em 24% de governismo. Ela tem 88% de presença nas votações.
O bolsonarista menos governista, de acordo com o levantamento é Rodrigo da Zaeli (PL) com 22%. Sua presença nas votações está em 98% Contudo, ele assumiu a cadeira apenas em fevereiro de 2025, por conta da renúncia de Abilio Brunini (PL) que assumiu a Prefeitura de Cuiabá. Já os números dos demais levam em consideração votações desde 2023, e de junho de 2024, no caso de Barbudo, quando herdou a vaga de Amália Barros, morta após complicações em uma cirurgia.


