Secretário considera expressivo crescimento econômico de Nova Mutum; 1,8 mil novas empresas
Empreendedores de Nova Mutum abriram 1.818 novas empresas, nos últimos dez meses, como consta no levantamento do ministério da Economia. Os segmentos de vestuários e acessórios, transporte rodoviário de cargas e serviços, obras de alvenaria, salões de beleza, promoções de vendas, lanchonetes, entre outros representam o maior volume de novos negócios. Destas, 1.238 são categorizadas como MEI.
Só Notícias apurou que, entre estes novos estabelecimentos, 1.516 são microempresas, 228 de pequeno porte e outras 74 de demais portes. Foram abertas 209 empresas a mais em relação ao mesmo período no ano passado, apresentando 12,9% de crescimento no município.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Edinaldo Nogueira de Souza, afirmou que a administração municipal acredita que o número das empresas continue crescendo, impulsionado pelo desenvolvimento da região Norte, além da chegada de novas indústrias e a oferta crescente de empregos. “As indústrias, hoje, estão contratando mais empresas (menor porte para fornecer produtos), pessoas jurídicas, com isso, a gente tem tido um grande crescimento de abertura de novas empresas, principalmente relacionado a MEIs (microempreendedores individuais). Eles acabam potencializando o crescimento. Como são empresas grandes que eles prestam serviços, já nos primeiros meses eles mudam de enquadramento, deixam de ser MEI e já entra para pequena empresa.”
Edinaldo avalia que “quase 50% das novas empresas abertas (no município) são MEI. Isso mostra também que as empresas estão procurando se regularizar porque a gente tinha muita informalidade. E essa informalidade está deixando de existir. Então, por mais que continue a geração de empregos, que permanece em alta, esse crescimento de aberturas, principalmente de empresas na área de prestação de serviço, reflete diretamente o crescimento da região.”
Segundo Edinaldo, uma das ações da prefeitura para fomento do setor empresarial de Nova Mutum, é o programa “Encadeamento Produtivo”, um projeto-piloto no Estado, realizado em parceria com o Sebrae. “A gente tá trabalhando ele com as empresas âncoras da construção civil. O que é esse programa? A gente tem três empresas aqui que contratam com o município, e enfrentam grande dificuldade em subcontratar outras empresas para executar os serviços, como pintura, acabamento, vidraçaria. A gente tá trabalhando técnicas e melhorias no Recursos Humanos dessas empresas, na questão fiscal, empresarial e de gestão deles, como eles fazerem uma melhor gestão para um melhor resultado.”
“A gente sabe que aqui as empresas elas acabam até tendo a disponibilidade de pagar um pouco mais quando a empresa está regularizada, prestando um serviço de qualidade, e por termos essa grande dificuldade de mão-de-obra qualificada, quando grandes empresas encontram empresas que contratam mão-de-obra que seja mais qualificada, eles valorizam muito essa prestação de serviço.”
Atualmente, Mutum tem 9.634 mil empresas administradas por empresários individuais, sociedade limitada, eirelli (tipo societário de microempresa no qual é exigido apenas um sócio, o proprietário), sociedades anônimas, cooperativas, públicas, dentre outros. Ainda foi informado que 791 empresas tiveram suas atividades encerradas entre janeiro a setembro.
Conforme Só Notícias já informou, em Sorriso foram 4.188 novas empresas, durante 10 meses.


