Com apoio da Seaf e ajuda da família, agricultor de Barra do Garças mecaniza produção e amplia colheita de hortaliças
Desde 2019 o Governo por meio da Seaf investiu cerca de R$ 4,8 milhões em entregas no município
Em uma pequena propriedade arrendada no município de Barra do Garças, o produtor Paulo Terezino da Silva cultiva, com a ajuda da esposa e da filha, uma área que garante o sustento da família e alimentos frescos comercializados nas feiras livres da região. À frente da Hortaliça Campo Alegre, ele dedica os dias à produção de alface, cebolinha, coentro e outras hortaliças.
O equipamento foi adquirido com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, responsável pela agricultura familiar do município, por meio de projeto apresentado à Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf/MT).
“Esse tratorito está ajudando demais a gente. Faz com que o trabalho aconteça de forma muito mais rápida”, contou Paulo, animado.
Antes desse equipamento, tudo era feito manualmente, um processo demorado e cansativo. Agora, a mecanização trouxe agilidade e mais disposição para investir na horta.
Paulo destaca ainda o trabalho da Secretaria de Agricultura Familiar (Seaf), que tem apoiado os pequenos agricultores com programas de incentivo e equipamentos. “A Seaf está fazendo um excelente trabalho ajudando o pequeno produtor. É um incentivo muito grande para nós. Muito obrigado por isso”, reconheceu.
Desde 2019, o Governo por meio da Seaf investiu cerca de R$ 4,8 milhões em máquinas, implementos, veículos novos, caixas de apicultura, calcário, resfriadores de leite, entre outras entregas para agricultura familiar do município.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Barra do Garças, José Bispo, destacou o apoio do Estado aos pequenos produtores. “A agricultura familiar é prioridade tanto para o Estado quanto para o município. Com parcerias como essa com a Seaf, conseguimos levar mais estrutura, mecanização e esperança para as famílias do campo”, ratificou o secretário.

