Bancadas estadual e federal do MDB isolam Janaina Riva

Bancadas estadual e federal do MDB isolam Janaina Riva
Publicidade 12
Compartilhe!

Por: Gazeta Digital

Foto por: Reprodução

Após assumir o controle do MDB em Mato Grosso, a deputada estadual Janaina Riva começa a encontrar dificuldades em garantir a unidade partidária de seus correligionários ao seu projeto de disputar o Senado Federal em 2026, sem que os mesmos apoiem o seu principal adversário na disputa, o governador Mauro Mendes (União). Janaina, que acabou se tornando alvo do governo Mendes, sendo boicotada na sua tentativa de compor a Mesa Diretora, está com suas emendas parlamentares sendo pagas a ‘conta gotas’.

Mesmo assim, vê a bancada do MDB na Assembleia, mantendo total fidelidade ao governador, inclusive, votando contra sua orientação partidária, como ocorreu na última sessão em relação ao projeto de Lei que concede aumento de 6,8% aos servidores do Poder Judiciário. Enquanto ela detém o apoio dos ‘Bezerristas’ para liderar o partido e construir sua candidatura ao Senado, os deputados Dr. João José, Thiago Silva e Juca do Guaraná mantêm cargos no governo Mauro Mendes e se mantêm firmes na base governista.

Janaina também vê os dois deputados federais do MDB, Juarez Costa e Emanuelzinho, articulando para deixar o partido, buscando outros palanques para tentarem à reeleição, o que enfraquece ainda mais o partido para as eleições do ano que vem e gerar uma cobrança da cúpula nacional do partido que tem como prioridade eleger deputados federais para aumentar o seu Fundo Partidário e Eleitoral.

Sem palanque e sem possibilidades de aliança com o centro-direita no momento, já que o PL e o grupo do governador, estão distante do MDB, e o veto aos partidos de centro-esquerda, Janaina Riva terá problemas para dar continuidade ao seu projeto ao Senado. Caso Janaina opte por uma candidatura avulsa ao Senado, o MDB não terá um palanque oficial, o que também poderá fazer com que os deputados estaduais avaliem a permanência da sigla.

Diante de tantos problemas, Janaina Riva vem afirmando que o MDB está unido em seu projeto ao Senado e que não dependerá de outros partidos para a disputa do ano que vem. Apesar do discurso motivacional, a sigla se encontra isolada, e para sair deste cerco, Janaina talvez terá que optar por recuar do seu projeto ao Senado, mudar a rota da sigla e retornar ao campo de centro-esquerda e lidar com o descontentamento de alguns filiados.

Publicidade 14

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *