Deputada de Mato Grosso critica governo Lula por nova proposta para tirar CNH

A deputada federal, Gisela Simona (União) criticou, hoje, a proposta do governo Lula de acabar com a obrigatoriedade de aulas nas autoescolas para as pessoas fazerem o teste no Detran para obter a Carteira Nacional de Habitação (CNH). “Tenho trabalhado para rever essa iniciativa e também assinei o Projeto de Decreto Legislativo n° 800, que impede essa mudança, que pode gerar grande prejuízos em empregos e vidas”, afirmou.
“Sob argumento de reduzir o preço para se ter acesso a carteira de habitação, o governo federal apresenta uma medida para acabar com as aulas em auto escolas no país. Essa medida é ruim porque a qualidade dos nossos motoristas, aumenta os riscos de acidentes de trânsito e causa desemprego no país”, declarou.
Gisela aponta que é possível diminuir o custo para obtenção da CNH ” com outros incentivos, diminuindo taxas, tributos, mas sem colocar em risco a vida e o emprego das pessoas”, emendou.
Em média, a nível nacional, o governo aponta que o “custo para tirar o documento, que hoje chega a R$ 3,2 mil, poderá cair em 80%” e quer “modernizar o processo de obtenção da CNH e tornar o documento mais acessível e barato para a população, especialmente nas categorias A (motocicletas) e B (veículos de passeio)”.
O Ministério dos Transportes abriu consulta pública com sugestões sobre o assunto e a tendência é de elaborar projeto para ser votado na Câmara e Senado com as mudanças.