Polícia Civil e ABIN fazem operação em Mato Grosso

Polícia Civil e ABIN fazem operação em Mato Grosso
Publicidade 12
Compartilhe!

A Polícia Civil e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) deflagraram, há pouco, a Operação Encômio, para cumprir, em Várzea Grande, mandado de busca e apreensão e de acesso a dados telemáticos com foco na repressão de crime de apologia ao nazismo no Estado.

A Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI) e Gerência de Inteligência Cibernética identificou um morador suspeito de integrar grupos extremistas, com orientação neonazista em aplicativos de mensagens, apontando atividades criminosas, no meios digitais, relacionadas à apologia ao nazismo, tipificada na Lei nº 7.716/1989.

Diante das provas reunidas, foi requerida e a 2ª Vara Criminal de Várzea Grande expediu mandado de busca e apreensão domiciliar e pessoal, com autorização de acesso a dispositivos eletrônicos e armazenamento em nuvem. O delegado titular da DRCI, Guilherme Berto Nascimento Fachinelli, ressaltou a importância da integração institucional no combate a crimes de ódio e extremismo, destacando que o trabalho conjunto entre a Abin e a Polícia Civil demonstra a força da cooperação entre as agências de segurança pública e inteligência do Estado.

O superintendente da Abin em Mato Grosso, Felipe Midon, informou que os indivíduos radicalizados “além de recrutarem outros indivíduos para agirem em nome da ideologia que defendem, nesse caso o neonazismo, reconstroem sua identidade social até demonstrar disposição para agir violentamente em nome dessa ideologia” e que, “na área de Inteligência, ninguém faz nada sozinho. Em situações como essa, a Abin, a Polícia Civil de Mato Grosso e outros órgãos parceiros atuam preventiva e conjuntamente, para impedir a mobilização para o ato violento e a ameaça à sociedade”.

O nome da operação Encômio que significa discurso de elogio a algo ou alguém faz referência a atuação do investigado que enaltecia o nazismo nos meios digitais, informa a Polícia Civil.

Publicidade 14

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *