Defesa pede incidente de insanidade mental de homem preso por matar esposa com 15 facadas

Defesa pede incidente de insanidade mental de homem preso por matar esposa com 15 facadas
Publicidade 12
Compartilhe!
Mariana Lenz

redacao@gazetadigital.com.br

Reprodução

Reprodução

A defesa de Lucas França Rodrigues, 22, preso suspeito de assassinar a companheira, fonoaudióloga Ana Paula Abreu, 33, morta com mais de 15 facadas na tarde desse domingo (24), dentro da residência do casal em Sinop (500 km ao norte de Cuiabá), requereu a instauração de um incidente de insanidade mental para averiguar a saúde psicológica do investigado.

 

Reportagem do  apurou que, durante a audiência de custódia, o defensor público que representa Lucas, solicitou a realização do conhecido “exame de sanidade mental” do acusado. O pedido foi feito com base em informações constantes nos autos de que, no momento da prisão, o homem apresentava crise de saúde mental, popularmente conhecida como “surto psicótico”.

Contudo, até o momento não há mais informações se o pedido foi aceito pelo juízo competente, que deve autorizar caso entenda necessário.

O incidente de insanidade mental, em seu nome técnico, é um procedimento legal que se instaura em um processo penal quando há dúvidas sobre a sanidade do acusado no momento do crime, com objetivo de determinar se o réu possuía a capacidade de discernir o caráter ilícito do fato ou de se determinar. 

 

Caso o pedido seja aceito, o réu deve passar pela avaliação de peritos para investigar suas condições psicológicas. Se comprovado que possua algum distúrbio, ele pode ser considerado inimputável e isento de pena, sendo aplicada uma medida de segurança, como internação ou tratamento ambulatorial. 

 

Se o exame não comprovar a insanidade, o processo continua, e nas etapas seguintes, caso chegue a ser pronunciado a julgamento, o acusado pode ser condenado ou não pelo júri.

 

Ainda nesta segunda-feira (25) o juiz Walter Tomaz da Costa, a 3ª Vara Criminal de Sinop, converteu a prisão de flagrante para preventiva de Lucas após audiência de custódia. Ele foi detido suspeito de assassinar a facadas a companheira, fonoaudióloga Ana Paula Abreu, 33, no domingo (24), dentro da residência do casal em Sinop (500 km ao norte de Cuiabá).

Publicidade 14

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *