Governador confirma redução de 30% no Fethab na pecuária de Mato Grosso

O governador Mauro Mendes vai enviar à Assembleia Legislativa, nos próximos dias, projeto de lei baixando 30% o valor pago pelos pecuaristas no chamado ‘Fethab da vaca’ que é a contribuição do Fundo Estadual de Transporte e Habitação relativa ao abate das vacas. A decisão foi tomada esta tarde por governador Mauro Mendes, deputados estaduais e representantes do setor pecuário. O projeto foi articulado pelo líder do Governo na Assembleia, Dilmar Dal Bosco, e será votado por todos os deputados.
“Essa proposta é um reconhecimento ao estudo técnico que comprovou a diferença de mercado entre os bois e as vacas. Não era justo que o pecuarista pagasse o mesmo valor do Fethab para os dois e, por isso, estamos propondo um abatimento de 30%, desde que o abate tenha sido feito dentro do Estado”, decidiu governador.
Dilmar explicou que a medida faz justiça à realidade vivida pelo setor, pois as fêmeas costumam ter cerca de 30% menos pesos de carcaça, o que reduz o valor de venda. “O macho e a fêmea tinham o mesmo preço de mercado na hora de cobrar o Fethab. Agora acabamos com essa desigualdade. É uma conquista histórica para todo o setor e para Mato Grosso, já que temos o maior rebanho do país”, pontuou.
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Vilmondes Tomain lembrou que essa é uma demanda antiga da pecuária mato-grossense. “Essa proposta corrige uma distorção de duas décadas que a gente vinha mostrando a outros governos. Tivemos agora a sensibilidade do governador Mauro Mendes em fazer essa redução, que está promovendo justiça com o setor”, declarou.
O presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi, os deputados Valmir Moretto, Julio Campos, Eduardo Botelho e Carlos Avallone, o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, o presidente da Acrimat (Associação dos Criadores de Mato Grosso), Oswaldo Pereira Junior, o 2ª vice-presidente da Famato, Amarildo Merotti também participaram da reunião com Mauro.