Iniciada a Campanha de Balneabilidade 2025 em Matupá

Autor: Prefeitura Municipal de Matupá
Na última terça-feira (05/08), foi realizada a primeira coleta da Campanha de Balneabilidade 2025 em Matupá. A ação tem como objetivo avaliar a qualidade da água nos principais pontos de lazer do município e verificar se estão próprios para banho, especialmente durante o período de seca, entre junho e agosto, quando surgem as praias naturais ao longo dos rios.
Nesta edição, serão monitorados três pontos bastante frequentados pela população para recreação de contato primário (quando há contato direto do corpo com a água):
- Ponte sobre o Rio Peixotinho
- Captação de água (Xané)
- Cachoeirinha da estrada E-60
A metodologia segue os critérios estabelecidos pela Resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Serão feitas coletas semanais durante cinco semanas consecutivas, com amostras de água retiradas nos trechos utilizados por banhistas, onde a profundidade atinge até 1 metro (isóbata).
Durante a coleta, são analisados parâmetros microbiológicos e o pH da água. As amostras são acondicionadas em caixas térmicas e encaminhadas ao Laboratório da Sema, em Cuiabá, para análise.
Ao final do processo, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) emitirá um boletim classificando cada ponto como PRÓPRIO (excelente, muito boa ou satisfatória) ou IMPRÓPRIO para banho.