Durante ação de fiscalização ambiental realizada no dia 28 de julho, equipes do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), com apoio operacional de guarnição do Batalhão ROTAM, identificaram uma atividade de extração ilegal de minério na zona rural do município de Nova Guarita.
A operação ocorreu com base em levantamento prévio de inteligência e denúncias sobre a possível ocorrência de crime ambiental em uma propriedade rural, durante ação integrada no contexto da Operação Tolerância Zero do Governo do Estado de Mato Grosso.

No local, foram encontrados diversos equipamentos utilizados em atividades de mineração, como motobombas e planta de dragagem, evidenciando a existência de um empreendimento em funcionamento sem as devidas licenças ambientais.
Durante a varredura, próximo a um barraco improvisado no meio da vegetação, foi localizada ainda uma espingarda calibre 36 com um cartucho intacto, o que caracteriza posse irregular de arma de fogo em área de atividade ilegal.

O responsável pela área não foi localizado. As quatro motobombas encontradas foram inutilizadas por impossibilidade de remoção, enquanto a arma de fogo e a munição foram apreendidas e encaminhadas à Delegacia da Polícia Judiciária Civil de Peixoto de Azevedo.
Material Apreendido
* 01 (uma) espingarda calibre 36
* 01 (um) cartucho intacto calibre 36
* 04 (quatro) motobombas (inutilizadas no local)