Desde o anuncio do cancelamento do voo no trecho de Alta Floresta/Cuiabá, há uma mobilização por parte do prefeito Chico Gamba em manter o voo, considerando que a decisão foi unilateral, e não houve dialogo.
“Todos foram pegos de surpresa. Alta Floresta, além de ser uma cidade polo, também esta em franco desenvolvimento e os números comprovam isso. Quando fizemos esse pedido, apresentamos os dados que justificam a manutenção do voo”, pontua o prefeito Chico Gamba.
Em um encontro com o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Max Russi, o prefeito Chico Gamba, protocolou o oficio nº 221/2025/GE, em que busca unir forças para manter essa rota área que contempla Alta Floresta/Cuiabá.
Na redação do oficio, o prefeito Chico Gamba pontua que, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Alta Floresta possui 61.291 habitantes. Outro ponto importante destaca-se trata-se do numero de pessoas que o Terminal Aeroportuário de Alta Floresta, onde, segundo levantamento da Administração Municipal, aproximadamente 343 mil habitantes com os voos da Azul Linhas Aéreas Brasileiras.
Além de Alta Floresta, Apiacás, Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes, Paranaíta, Carlinda, Nova Canaã do Norte, Colíder, Matupá, Novo Mundo, Guarantã do Norte e Peixoto de Azevedo, são alguns dos municípios que possuem moradores que utilizam essa linha.
O oficio também destaca que, além de polo regional econômico estratégico para o Norte de Mato Grosso, a região está em uma região conhecida como Portal da Amazonia, ou seja, essa conectividade aérea regional fortalece cadeias produtivas, atrai investimentos, permite a circulação de profissionais qualificados, fortalece o turismo e garante acesso para serviços públicos essenciais.
Também é importante destacar que a manutenção dessa rota também exerce papel relevante para a agenda ambiental, uma vez que facilita o deslocamento de equipes técnicas, pesquisadores, agentes governamentais e instituições ligadas à proteção da Amazônia Legal, contribuindo para a presença do Estado em uma região relevante do Brasil.
Além dos argumentos já citados acima, a expansão agrícola de Alta Floresta está chamando atenção de outras regiões de Mato Grosso e do Brasil, e os números comprovam isso, onde, entre as safras de 2017/2018 e de 2022/2023, a área plantada de soja nas cidades de Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde e Paranaíta cresceu 437%, passando para 169,1 mil hectares.
Se o crescimento do cultivo de soja chama atenção, a produção de gado de corte, também é relevante, onde, atualmente, Alta Floreta possui mais de 812 mil cabeças. “Nossa região cresce a passos largos e ter condições de um deslocamento rápido e eficiente e estratégico para os produtores e empresários, exatamente por este motivo, estamos nos esforçando e buscando uma solução que atenda aos anseios de Alta Floresta e região”, pontua o prefeito.
Saindo um pouco das informações econômicas e partindo para uma análise mais técnica da ocupação do voo, não se justifica esse cancelamento da rota por parte da companhia aérea. De acordo com a Agencia Nacional de Aviação Civil (ANAC), referente ao Aeroporto Piloto Oswaldo Marques Dias, em Alta Floresta, demonstram uma elevada taxa média de ocupação dos voos, tanto na rota Alta Floresta-Cuiabá quanto na rota Alta Floresta-Campinas (Viracopos).
Em 2024, por exemplo, a taxa de ocupação dos voos (RPK/ASK) operados pela Azul com origem ou destino em Alta Floresta foi de 73,1%. Já no primeiro quadrimestre de 2025, esse índice subiu para 73,8%, com crescimento expressivo de 29,3% no número de passageiros em relação ao mesmo período do ano anterior.
Nos meses de alta temporada, de junho a agosto, a taxa de ocupação atingiu 85% em 2024, evidenciando a forte demanda e reforçando a inconsistência de um eventual cancelamento às vésperas da alta estação do turismo internacional.
Ainda, dados históricos reforçam que a demanda sempre se manteve em patamares elevados. Entre 2013 e 2023, a taxa de ocupação média dos voos com destino ou origem em Alta Floresta para Cuiabá operados pela Azul foi de 74,4%, sendo que durante esse período foram transportados mais de 629 mil passageiros.
Além das informações apontadas acima, dentro do Estado de Mato Grosso, o aeroporto de Alta Floresta, e o terceiro mais movimentado, ficando atras apenas de Cuiabá e Sinop. Outro fator importante que justifica a manutenção do voo e que Alta Floresta, faz parte da Politica de Incentivo Fiscal do Estado de Mato Grosso, que através do Programa Estadual de Incentivo à Aviação Regional, denominado VOE MT, regulamentado pelo Decreto n. 625, de 04 de julho de 2016, garante atualmente redução de 84% na base de cálculo do ICMS incidente sobre o querosene de aviação (QAV). Atualmente, o QAV é o principal custo das operações aéreas.
Essas são algumas informações que justificam a manutenção da rota entre Alta Floresta-Cuiabá. Segue em anexo o oficio na integra que foi protocolado junto a Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
Esse crescimento supera significativamente as médias estadual e nacional no mesmo período. Alta Floresta destaca-se também como um dos maiores produtores de gado de corte do estado, com mais de 812 mil cabeças, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A conectividade aérea com a capital é essencial para o deslocamento de técnicos, empresários, investidores e fornecedores, garantindo a viabilidade e o crescimento do setor.
O Aeroporto de Alta Floresta atende todo o norte do Mato Grosso, sendo o único da região apto a receber voos comerciais de maior porte. Considerando os municípios do entorno, estima-se que este terminal atenda uma população de aproximadamente 343 mil habitantes. A suspensão dos voos regulares com destino à capital Cuiabá impactará de forma significativa setores essenciais da economia e do cotidiano regional, mostrando-se uma medida desproporcional diante dos benefícios sociais e econômicos que a referida rota proporciona.