Indea de Colíder esteve presente no Encontro Regionalizado de treinamento

Indea de Colíder esteve presente no Encontro Regionalizado de treinamento
Publicidade 12
Compartilhe!

Por: Redação Nortão Online

Foto por: Reprodução

O INDEA-MT está realizando esta semana no município de Sorriso o III Encontro Regionalizado de treinamento de seus servidores Agentes Fiscais e Fiscais de Defesa Agropecuária. O encontro tem como finalidade o treinamento dos servidores do INDEA para atendimento emergencial nas suspeitas de doenças como Febre Aftosa, Pestes Suínas, Gripe Aviária e Raiva.

Mais de 50 servidores participam deste importante treinamento de capacitação. O estado de Mato Grosso possui o maior rebanho bovino do Brasil, com mais de 32 milhões de animais. Participaram também do treinamento os servidores do INDEA de Colíder, médico veterinário Newton Hecht Castilho e o técnico Euler Fernando Borges.

Colíder está hoje entre os 10 municípios do estado com maior número de explorações pecuárias com bovinos, num total de mais de 2200 propriedades. Possui um rebanho de mais de 400 mil animais, 3 plantas frigoríficas e um laticínio. Além disso possui o confinamento que mais abateu bovinos no estado de Mato Grosso no ano de 2024.
O médico veterinário João Marcelo Brandini Néspoli, Coordenador de Defesa Sanitária Animal do INDEA-MT, ressalta a importância do INDEA estar com suas equipes preparadas, para atender com eficácia as notificações de doenças pelos produtores e profissionais do agro.

O gerente regional de Lucas do Rio Verde Alberto Magno Leichweis, destaca a importância do treinamento, principalmente da possibilidade da participação de todos as categorias de servidores, técnicos e administrativos. Trazendo maior segurança no desempenho de suas funções e atividades diárias desenvolvidas pelo INDEA. O estado de Mato Grosso já está há 29 anos sem Febre Aftosa e atualmente é considerado como área livre e sem vacinação.

No entanto, para manter este status sanitário é necessário um empenho massivo de cada elo envolvido. Os produtores rurais têm sido grandes parceiros neste processo, sendo que a partir de 01 de maio de 2025, farão a atualização cadastral de seus rebanhos, mantendo assim atualizadas as suas informações, indispensáveis ao bom desempenho do processo.


A atualização cadastral poderá ser feita presencialmente nas Unidades Locais do INDEA ou digitalmente através do Módulo do produtor.

Fonte: Redação Nortão Online
Publicidade 14

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *