Prefeito e Vice de Alta Floresta têm mandato cassado por decisão Judicial

Chico Gamba e vice são acusados de fraude eleitoral e abuso de poder econômico.
Chico Gamba e Robson Quintino haviam sido reeleitos para o período 2025-2028, com a posse realizada no dia 1º de janeiro deste ano, durante uma cerimônia no Teatro Municipal Agostinho Bizinoto. Durante o evento, Gamba expressou sua gratidão à população, destacando a responsabilidade de governar o município após a expressiva vitória de mais de 82% dos votos válidos.
Robson Quintino, além de vice-prefeito, reassumiu a Secretaria de Governo, Gestão e Planejamento no início do novo mandato. Formado em Administração pela Uniflor, com mestrado em Organizações e Desenvolvimento pela FAE Curitiba e doutorado em Gestão Urbana pela PUCPR, Quintino já havia ocupado a mesma pasta em gestões anteriores e possui vasta experiência na administração pública.
No documento são citados os crimes de fraude no processo eleitoral, improbidade administrativa, uso da máquina pública, abuso de poder econômico, político e de autoridade, corrupção ativa e passiva, concussão, uso indevido das redes sociais, caixa dois de campanha e formação de quadrilha. Além de Gamba, também foram denunciados: seu vice, Robson Quintino (MDB), o servidor da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e o diretor de comunicação da prefeitura de Alta Floresta, Danúbio Ferreira dos Santos.
Entre as acusações, destaca-se o uso indevido das redes sociais, especialmente uma página de memes e fofocas. Gamba e Robson Quintino, segundo a denúncia, mantinham uma relação política e econômica com o dono dessa página, que possuía mais de 50 mil seguidores, e que foi supostamente transformada em um canal oficial de campanha do prefeito. De acordo com a denúncia, a transmutação da página foi feita de forma clandestina e com a intenção de enganar a população, gerando desvantagem para o adversário político de Gamba. O dono da página teria recebido R$ 30 mil pela venda da conta.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, Chico Gamba expressou indignação com a decisão e afirmou que recorrerá da cassação. “Recebi com indignação a decisão da justiça eleitoral que determinou a cassação do nosso mandato. Mas quero deixar claro: isso não nos abala! Fomos reeleitos com a maior votação da história de Alta Floresta, e vamos recorrer para que a vontade do povo seja respeitada”, disse o prefeito.