Na noite de ontem, 21 de março, o Tiro de Guerra 09-003 “Pantera do Norte” de Colíder realizou a cerimônia de incorporação da nova turma de Atiradores de 2025. O evento simbolizou o início do serviço militar para 50 jovens que agora fazem parte do Exército Brasileiro e iniciarão sua jornada de aprendizado, disciplina e cidadania.
A solenidade contou com a presença do prefeito Rodrigo Benassi, primeira dama Michele Schenkel, vice prefeito Lourenço Marani, dos vereadores, Fernando Consone, Deny Serafini, Bruno Patriota, Luzivan, Ruan Batista, Fabio Furlaneto e das entidades, Lions Clube de Colíder, Rotary Club de Colíder, Guarda Mirim, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil.
Para o Subtenente e Chefe de Instrução do Tiro de Guerra, Elton Luiz Soder, foi um dia de alegria, muita felicidade, não só para o Tiro de Guerra como também para o município, pois o Exército Brasileiro incorpora mais 50 jovens. A cerimônia foi marcada por dois momentos, primeiro a passagem do controle das armas na condição de civil, e a segunda na condição de Atiradores incorporados já vestindo o uniforme camuflado, marcando oficialmente sua incorporação no Exército. “A expectativa é muito boa, a turma já está se comportando de uma maneira como nós esperávamos. Estão tendo instruções básicas como primeiros socorros, Ordem Unida, treinamento no círculo militar e hierarquia, justiça e disciplina “, afirma Soder.
O prefeito, Rodrigo Rossoni, destaca a importância da formação cívica oferecida pelo Tiro de Guerra e explica que esses jovens não só aprenderão a servir ao país com patriotismo e dedicação, mas também a se tornarem pessoas mais responsáveis, com caráter fortalecido pela hierarquia e disciplina. Rodrigo também enfatizou a parceria com os pais, que desempenham papel fundamental ao incentivar seus filhos a seguir esse caminho de comprometimento com o bem-estar da sociedade. “Sabemos das dificuldades enfrentadas por esses jovens, que precisam conciliar os estudos, o trabalho e o serviço militar, mas com o apoio das famílias, esperamos que eles permaneçam firmes até a formatura, em novembro”, completa.
Representando o presidente da Câmara Municipal, Luciano Milani, o vereador Fernando Consone, que compartilhou sua experiência como Ex-atirador. “Em 2002, tive a honra de servir aqui no Tiro de Guerra de Colíder e desejo a todos esses jovens muito sucesso. Aproveitem ao máximo essa oportunidade, pois o que aprendemos aqui é algo que levamos para toda a vida”, disse o vereador, parabenizando os organizadores e os jovens incorporados.
Ao final da cerimônia, a expectativa é que, até o final de 2025, os 50 jovens se tornem cidadãos mais preparados, prontos para enfrentar desafios e contribuir com sua cidade como futuros líderes comunitários.