MP aciona judiciário para mandar prefeitura de Sorriso resolver problemas estruturais em unidades de saúde

MP aciona judiciário para mandar prefeitura de Sorriso resolver problemas estruturais em unidades de saúde
Publicidade 12
Compartilhe!

A 3ª Promotoria de Justiça Cível ingressou com uma ação civil pública contra a prefeitura requerendo, liminar para que sejam tomadas providências imediatas e assegurar o funcionamento das Unidades de Saúde da Família Nova Integração (Maria Alves de Oliveira Danta) e Centro Sul. O MP quer que o judiciário fixe prazo de 60 dias para que a prefeitura elaborar e apresentar plano de reforma estrutural das unidades.

O promotor de Justiça Márcio Florestan Berestinas ressalta que, durante a fiscalização da estrutura físico-predial, foram apuradas inúmeras irregularidades, entre as quais rachaduras e infiltrações, equipamentos quebrados e com ferrugem, vazamento no banheiro dos funcionários, necessidade de substituição de computadores e capacitação dos profissionais para o uso de tablets, entre outros problemas.

“Esse planejamento inadequado da atenção primária em saúde pelo município requerido não será resolvido com a adoção de uma única medida, sendo necessária a formulação e implementação de um verdadeiro plano de reforma estrutural da oferta da atenção básica em saúde por parte do município”, argumentou o promotor.

Conforme o Ministério Público, o plano deve atender às recomendações do Escritório Regional de Saúde de Sinop e prever a resolução dos problemas identificados nas referidas unidades de saúde. O procedimento administrativo foi instaurado em cumprimento ao planejamento estratégico traçado pelo MP, com o objetivo de fiscalizar a execução da política pública de atenção primária em saúde, no que diz respeito às unidades de atendimento.

Ainda no primeiro trimestre, o Ministério Público fiscalizou as nidades de saúde da família do Bom Jesus, São Domingos, Centro Norte (PSF Central) e Vereador João Carlos Zimmermann, que também apresentaram problemas estruturais, impactando o atendimento da população.

Publicidade 14

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *