13ª Acrimat em Ação chega à Colíder trazendo muita informação e ouvindo as demandas dos produtores

Acrimat em Ação é o maior programa itinerante da pecuária de corte mato-grossense, visa levar informações técnicas de qualidade para produtores de todas as regiões do Estado, ao mesmo tempo em que coleta dados sobre a situação da produção de proteína vermelha. O evento aconteceu ontem, (19), no Tatersal do Sindicato Rural de Colíder, com a palestra “Manejo correto de pastagem: Receita para uma pecuária de sucesso”, ministrada por Wagner Pires, engenheiro agrônomo, especialista em pastagens, e contou com a presença de produtores do município e da região.
O programa é dividido em 4 rotas e Colíder faz parte da 3ª Rota. Um privilégio para o município, visto que, a ação acontece apenas em 30 cidades, das 142 do estado, destaca o diretor técnico da Acrimat, Francisco de Sales Manzi. “Esses 30 munícios são escolhidos estrategicamente em função da liderança, da importância que tem de produção pecuária e agora com a integração com lavoura. Aqui tem curtume, tem indústria frigorífica e tem laticínio”, completa Manzi.
Francisco explica ainda que além de trazer a informação aos produtores, o objetivo é levar suas demandas. “Tem demandas que são comuns ao estado inteiro, questão de estradas, pontes, frigorífico, logística, estradas vicinais e tem demandas que são especificas de uma determinada região. Nós temos um lema: aquilo que a gente não consegue resolver, pelo menos a gente chora junto, o importante é a união dos produtores, seja via sindicatos rurais, via Acrimat ou via Famato, a importância da união para demostrar a força que nós já temos”, enfatiza.
O presidente do Sindicato Rural de Colíder, Luiz Carlos Moia, agradece a todos na pessoa do Dr. Oswaldo Ribeiro, presidente da Acrimat dizendo que “hoje nos presenteia com uma palestra tão importante, que vem somar com o produtor rural do nosso município e da nossa região. Senar, Famato, Acrimat e outros órgãos são os braços do Sindicato Rural. Essas parcerias trazem pra gente o que está acontecendo no Brasil e no mundo, em específico nesse evento sobre a qualidade de pastagens”.

Segundo o palestrante Wagner Pires, o tema sobre pastagem é um assunto bastante polêmico. “O pecuarista tem olhos para o gado, mas não tem olhos para o capim. Este é um dos grandes problemas da pecuária brasileira, a degradação de pastagens”, revela Wagner.
Pires reforça dizendo que o Brasil tem a maior área de pastagens do mundo, mas também a maior área de pastagens degradada do mundo. Segundo a Embrapa, a degradação das pastagens brasileiras passa dos 70%. Isso acontece porque o pecuarista passa muito tempo sem cuidar do pasto. “Nós trouxemos aqui essa noção por meio da Acrimat em ação e mostramos para eles a importância de conduzirem a pastagem como uma lavoura. Se o produtor rural tiver os cuidados com o pasto igual o agricultor tem com a lavoura a natureza vai entregar o mesmo resultado”, conclui.
