ANTT conclui audiências sobre concessão de ferrovia que chegará até Lucas do Rio Verde

ANTT conclui audiências sobre concessão de ferrovia que chegará até Lucas do Rio Verde
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A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) concluiu hoje, em Cuiabá, a série de três audiências públicas para discutir a concessão dos empreendimentos ferroviários Ferrovia Integração Centro-Oeste (FICO) e Ferrovia Integração Leste-Oeste (FIOL). O projeto envolve a concessão do “Corredor de Integração Oeste-Leste”, que compreende trechos cruzando Mato Grosso, Bahia, Tocantins e Goiás. Também foram feitas sessões em Brasília e Salvador.

O projeto de subconcessão para exploração dos serviços de transporte ferroviário abrange trechos estratégicos que somam cerca de 1,7 mil quilômetros. A Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO) terá 888 km, conectando Lucas do Rio Verde (MT) a Mara Rosa (GO), interligando-se à FIOL e à Ferrovia Norte-Sul, viabilizando novas rotas para o escoamento da produção de grãos para diversos portos brasileiros.

Já a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) terá 1.862 km, ligando a região central do país ao litoral baiano, facilitando o escoamento do minério de ferro produzido em Caetité (BA) e da produção agrícola (grãos, algodão e frutas) do Oeste Baiano e do MATOPIBA.

O projeto prevê um cronograma que inicia em 2027, com os primeiros três anos dedicados às etapas preparatórias. A operação deve começar em 2030, com FIOL 3 sendo entregue até 2037. Para o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, esta é uma ferrovia estratégica, já que liga o país de leste e oeste e se conecta com a ferrovia norte-sul, formando um corredor ferroviário de grande extensão, dando acesso a todos aos portos do arco norte e do sudeste do país.

“É um grande passo que estamos dando no setor ferroviário. O potencial de transportar cargas de todos os gêneros e de diversas regiões produtoras e a conexão com diversos portos do país vão impactar significativamente na redução do custo de frete e na eficiência logística, além de ampliar consideravelmente a participação do modo ferroviário na matriz de transporte no Brasil” afirmou.

As próximas etapas incluem a análise do Tribunal de Contas da União (TCU), seguida da publicação do edital, realização do leilão e assinatura do contrato, entre o segundo semestre de 2025 e o segundo semestre de 2026.

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