O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), já convocou 92% dos candidatos beneficiados pelo Programa “SER Família CNH Social” para iniciarem o processo de primeira habilitação.
O programa teve início em maio de 2024. Até o mês de dezembro, foram convocados 9.179 candidatos do total de 10 mil cidadãos selecionados, em 105 municípios contemplados. Somente em Cuiabá, 1.850 candidatos foram convocados para iniciar o processo para a primeira habilitação.
O Governo já investiu R$ 5 milhões nas atividades do programa, relativos aos pagamentos dos serviços de exames de saúde, formação teórica e prática dos beneficiários em processo de habilitação.
Até dezembro de 2024, foram finalizados 5.547 cursos teóricos, 2.191 cursos práticos e 2.659 provas práticas. Dos 9.179 candidatos do programa, 1.698 já concluíram o processo de primeira habilitação e já estão com a CNH em mãos, sendo 505 para categoria A de moto, e 1.193 para categoria B de carro.
A diarista Dalva Vera da Cruz Carmo, de 29 anos, foi uma das convocadas e já está cumprindo as etapas para emissão da CNH em Cuiabá.
“Fiquei sabendo do programa pela rede social da Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Mato Grosso e fui atrás para me cadastrar. Fui convocada na segunda chamada do cadastro de reserva e já iniciei o processo para emissão da CNH para categoria A (moto). Já fiz o curso teórico e agora farei a prova teórica no Detran. Conseguir a CNH vai ser bom para eu buscar uma nova oportunidade de emprego”, contou.
A estudante Talita Gonçalves Soares, de 25 anos, também de Cuiabá, é outra beneficiária do programa e já está com a habilitação em mãos. “Foi uma ótima experiência. Fiz todas as etapas exigidas pelo Detran e agora já estou com a minha CNH em mãos para buscar uma oportunidade no mercado de trabalho”, relatou.
O Programa “SER Família CNH Social” foi idealizado pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, com objetivo de fornecer a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de forma gratuita para pessoas de baixa renda em Mato Grosso.
“O programa é um divisor de águas para as pessoas que precisam do documento e não tem condições de fazer. Com a CNH, o cidadão tem condições de conquistar uma oportunidade no mercado de trabalho, ter sua autonomia logística, é um direito. Gratidão ao governo do Estado que entendeu a importância desse programa”, declarou Virginia Mendes.
“O programa ‘SER Família CNH Social’ é uma chance que o Governo do Estado oferece para gerar novas oportunidades na vida das pessoas. Mato Grosso é um exemplo de Brasil que dá certo”, concluiu o presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos.