O ano de 2025 terá 13 feriados nacionais em que não haverá expediente bancário. Quatro serão no sábado ou domingo, quando já não há atendimento presencial ao público nas agências. A lista completa foi divulgada nesta terça-feira (7) pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos).
Antes de tudo, o calendário de feriados bancários segue a Resolução n.º 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional. A deliberação não considera dias úteis para fins de operações bancárias sábados, domingos e feriados de âmbito nacional, bem como a segunda-feira (03/04) e a terça-feira (04/03) de Carnaval.
Já na Quarta-Feira de Cinzas (05/03), o início do expediente será às 12h, no horário local, com encerramento previsto no horário normal de fechamento das agências.
Dessa forma, nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15h, o início do expediente bancário será antecipado, de modo a garantir o mínimo de 3 horas de atendimento presencial ao público.
Feriados bancários em 2025
O primeiro feriado do ano ocorreu no último dia 01 de janeiro. Os outros feriados bancários durante o ano de 2025 são:
- 18 de abril (Sexta-Feira da Paixão),
- 21 de abril (Dia de Tiradentes),
- 01 de maio (Dia do Trabalhador),
- 19 de junho (Corpus Christi),
- 07 de setembro (Independência do Brasil),
- 12 de outubro (Dia de Nossa Senhora Aparecida),
- 02 de novembro (Dia de Finados),
- 15 de novembro (Proclamação da República),
- 20 de novembro (Dia da Consciência Negra),
- 25 de dezembro (Natal).
E no último dia do útil do ano, que em 2025 será em 31 de dezembro, quarta-feira, as agências bancárias tradicionalmente não abrem ao público.
Como fica o atendimento ao público em dias sem expediente bancário?
A Febraban orienta os clientes a utilizarem preferencialmente os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos. Para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente nas agências.
Carnês e contas de consumo (como água, energia, telefone etc.), que terão seus vencimentos nos feriados, ou no último dia útil do ano, poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte. Tradicionalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais.
“Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso não ocorra, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos”, explica o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Faria.
Assim, os meios eletrônicos são uma alternativa prática e extremamente segura aos clientes, que podem usar as áreas de autoatendimento nas agências disponíveis. E os canais digitais (celulares e computadores) dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas, e demais serviços.
“Esses canais oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário. Internet banking, mobile banking e caixas eletrônicos podem ser utilizados para pagamento de contas, checagem de saldo e extrato e transferências, por exemplo. Banco por telefone e correspondentes também estão entre as alternativas de atendimento”, ressalta Faria.
Boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).
Para conhecer mais sobre finanças pessoais e investimentos, confira os conteúdos gratuitos na Plataforma de Cursos da B3. Se já é investidor e quer analisar todos os seus investimentos, gratuitamente, em um só lugar, acesse a Área do Investidor.