Bancada consulta governador sobre prioridades para destinar emendas

No próximo exercício, cada parlamentar de Mato Grosso deverá indicar R$ 48 milhões
Jacques Gosch
Fonte: RD NEWS
Abancada federal de Mato Grosso decidiu consultar o governador Mauro Mendes (União Brasil) sobre as prioridades do Governo do Estado antes de definir a destinação das emendas de bancada. No próximo exercício, cada parlamentar deverá indicar R$ 48 milhões.
A reunião com o governador será realizada na próxima segunda-feira (02) no Palácio Paiaguás. A informação foi confirmada ao pela coordenada da bancada, deputada federal Coronel Fernanda (PL).
A decisão de consultar Mauro Mendes foi tomada em reunião da bancada realizada nessa quarta-feira (27). O encontro aconteceu em Brasília, no gabinete do senador Wellington Fagundes (PL).
Além de Wellington e Coronel Fernanda, estavam presentes o senador Jayme Campos (União Brasil) e os deputados federais José Medeiros (PL), Emanuelzinho (MDB), Gisela Simona (União Brasil), Nelson Barbudo (PL), Coronel Assis (União Brasil) e Juarez Costa (MDB). A senadora Margareth Buzetti (PSD) e o deputado federal Abilio Brunini (PL), que cumpre agenda na Itália na condição de prefeito eleito de Cuiabá, estavam ausentes.
Liberação de emendas
O Congresso pediu ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino que libere o pagamento das emendas parlamentares, bloqueado desde agosto por determinação do magistrado. Agora, o Congresso vai esperar a liberação das emendas para votar o Orçamento do ano que vem, o que tem que ser feito até o final de dezembro.
O parlamento argumenta que cumpriu o pedido da Corte ao criar novas regras para a execução dos gastos. Já o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou na última terça-feira (26), sem vetos, o texto aprovado pelo Congresso que pretende dar mais transparência às emendas parlamentares.