Sinop, Sorriso e mais 20 cidades de MT registram baixa umidade semelhante ao deserto do Saara

Sinop, Sorriso e mais 20 cidades de MT registram baixa umidade semelhante ao deserto do Saara
Publicidade 12
Compartilhe!

Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que 22 cidades cidades de Mato Grosso estão em situação crítica de baixa umidade do ar. Hoje, o instituto manteve o alerta laranja de perigo para baixa umidade em 16 estados, incluindo Mato Grosso, e no Distrito Federal.

Um levantamento divulgado pelo portal G1 comparou os municípios de Mato Grosso com os do deserto do Saara, onde a umidade costuma variar entre 14% e 20%. No deserto mais seco do mundo, o do Atacama, no Chile, a média de umidade relativa do ar é de 5%.

Em Mato Grosso, as cidades mais críticas são Alto Araguaia, Cuiabá e Rondonópolis, que apresentaram umidade de 10% nesta quarta-feira. Em Alto Taquari, a umidade prevista era de 11%.

Campo Verde, Gaúcha Campo Verde, Gaúcha do Norte, Itiquira, Paranatinga e Água Boa estão com 12% de umidade relativa. Querência, Rosário Oeste e Salto do Céu tem 13%, enquanto que São José do Rio Claro e Tangará da Serra apresentam 14%, e Nova Maringá e Vila Bela da Santíssima Trindade têm 15%.

Pontes e Lacerda e Sapezal registraram 18% de umidade relativa. Comodoro, Cotriguaçu e Sorriso chegaram a 19%. Já Sinop registrou 20%.

O Inmet recomenda que a população beba mais líquidos e evite atividades físicas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, das 10h às 16h. Também é importante que as pessoas intensifiquem o uso de hidratantes e umidifiquem os ambientes.

Publicidade 14

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *