Suplentes aguardam herdar cargo de candidatos a prefeito; veja

Parlamentares disputam o comando de prefeituras na eleição que ocorre dia 6 de outubro
DA REDAÇÃO
Quatro suplentes de deputados estaduais e um federal podem se beneficiar e ocuparem uma cadeira nos legislativos por dois anos caso os parlamentares que são candidatos a prefeito de Cuiabá e Rondonópolis sejam eleitos.
Em Cuiabá, os deputados estaduais Eduardo Botelho (União) e Lúdio Cabral (PT) e o deputado federal Abílio Brunini (PL) disputam o comando do Palácio Alencastro na eleição que ocorre dia 6 de outubro.
Em Rondonópolis, os deputados estaduais Thiago Silva (MDB) e Claudio Ferreira (PL) querem herdar o comando da prefeitura na sucessão de Zé do Pátio (PSB).
O suplente da cadeira de Botelho é o atual secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo (União). Caso decida permanecer na Pasta, o segundo suplente do União é o ex-deputado estadual Xuxu Dal Molin. Este era deputado na eleição passada, mas com um desempenho apagado não conseguiu se reeleger.
Já a cadeira de Lúdio tem como suplente a vereadora cassada Edna Sampaio (PT), que é candidata a vereadora por Cuiabá. A situação eleitoral de Edna ainda não foi analisada pela Justiça Eleitoral, mas ela deve concorrer sub judice, já que há recursos na Justiça mato-grossense quanto a sua cassação.
O segundo suplente petista é o sindicalista da Educação Henrique Lopes (PT).
Abílio tem como suplente o empresário e ex-vereador de Rondonópolis Rodrigo da Zaeli (PL), e na sequência o vice-prefeito de Tangará da Serra, Marcos Scolari (PL).
Rondonópolis
Caso o deputado Thiago Silva vence a eleição no terceiro maior colégio eleitoral do estado, quem deverá assumir a cadeira é o ex-secretário de Estado de Agricultura Familiar Silvano Amaral (MDB). O segundo suplente da chapa é o ex-prefeito de Matupá, Valtinho Miotto (MDB).
Já se o bolsonarista Claudio Ferreira vencer o pleito, deve assumir a cadeira o pecuarista Chico Guarnieri (PTB). Claudio foi eleito deputado pelo PTB, mas logo no início do mandato a sigla o liberou para se filiar ao PL, com vistas à eleição majoritária de Rondonópolis.
O segundo suplente da chapa é o engenheiro Nakamoto (PTB).