“Brasil tem na Segurança seu maior desafio; índices alarmantes”
Mendes afirmou que o país vive um momento de “insegurança pública” e cobrou novas leis
Mayke Toscano/Secom-MT
O governador Mauro Mendes cobrou mudanças
DA REDAÇÃO
O governador Mauro Mendes (União) avalia que a Segurança Pública é hoje o maior desafio do Brasil. Ele voltou a defender um endurecimento na legislação penal.
É lamentável dizer que temos hoje no Brasil um grande problema de insegurança pública
“É lamentável dizer que temos hoje no Brasil um grande problema de insegurança pública. […] O Brasil tem hoje na segurança pública o seu maior desafio. Os índices são alarmantes, preocupantes”, afirmou à imprensa.
O governador chamou a atenção principalmente para os crimes violentos e citou o Estudo Global Sobre Homicídios, divulgado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2023.
Conforme o estudo, o país registrou mais de 45 mil casos de homicídio em 2021, seguido da Índia, com mais de 41 mil.
“Das 30 cidades mais violentas do Mundo 10 estão no Brasil. O país tem hoje a maior taxa de homicídio per capita no mundo. Em números absolutos nós somos o país que mais comete assassinatos”, completou.
Para Mendes, esse aumento da violência no país está diretamente ligado com a legislação penal.
Desde o ano passado o governador tem insistido no debate uma mudanças na legislação, cobrando diretamente o Congresso Nacional. Ele acredita que as leis estejam “desatualizadas” para o atual momento do Brasil.
“Lamentavelmente nós temos no Brasil alguns equívocos e um deles é uma lei que é absolutamente frouxa, desatualizada e inadequada com o atual momento que temos no país. Enquanto essa lei não se atualiza só nos resta fazer a nossa parte”.