Projeto proíbe trilhos em perímetros urbanos em MT pode impactar na ferrovia que está sendo construída

Projeto proíbe trilhos em perímetros urbanos em MT pode impactar na ferrovia que está sendo construída
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O plenário da Assembleia Legislativa deve votar, em data a ser confirmada, o projeto de lei 49/2024 que proíbe a passagem de ferrovias por perímetros urbanos no Estado. Os trilhos devem ficar distantes da cidade. No projeto, aprovado esta semana na Comissão de Infraestrutura Urbana e de Transporte, não consta a distância que os trilhos devem ficar das cidades.

O autor, deputado Nininho (PSD), estabelece que “as ferrovias não poderão atravessar perímetros urbanos de municípios e distritos no território de Mato Grosso. As ferrovias que já atravessam deverão serem desviadas, desativadas ou rebaixadas, de modo a reduzir o risco de acidentes, poluição e impactos ambientais Todo projeto de traçado de ferrovia é obrigatório ser feito para contornar o perímetro urbano e não entrar em areais de ocupação urbana adensada”, prevê o projeto.

Se aprovado em plenário e sancionado pelo governo do Estado, o projeto pode trazer impactos no traçado da ferrovia Vicente Vuolo – Rondonópolis-Lucas do Rio Verde que a RUMO está fazendo com previsão de aplicar R$ 12 bilhões. A empresa mudou o traçado em Rondonópolis, passando próximo a bairros, foi duramente criticada por parlamentares estaduais e o caso foi parar na justiça estadual. A RUMO não se pronunciou se recuou após as fortes críticas contra a mudança no traçado que impactaria diretamente os bairros Maria Amélia, Rosa Bororo e toda a região Salmén, em Rondonópolis, e os trilhos ficariam a cerca de 40 metros de residências. Cerca de 3 km de trilhos em Rondonópolis já foram feitos.

“Ninguém é contra o progresso, mas nós precisamos também preservar a nossa população urbana que ali mora. Muitas vezes quando a ferrovia passa muito próximo a um conjunto habitacional, a um residencial, ela vai trazer transtorno para essa população. Há um exemplo disso hoje em Rondonópolis”. “Esse projeto de lei vem com o intuito de preservar os demais municípios, para que a ferrovia não passe dentro da cidade e que se tenha uma distância mínima. É natural a cidade crescer e lá no futuro ela aproximar da ferrovia, agora a ferrovia nascer dentro da cidade não é normal”, disse o deputado Nininho, vice-presidente da Comissão de Infraestrutura.

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