Prefeitura define empresa que fará projeto para obras de ponte em Matupá
A administração pública de Matupá (200 quilômetros de Sinop) confirmou que deve receber, ainda no primeiro semestre, o projeto executivo para a construção de ponte em concreto pré-moldado protendido sobre o Rio Peixotinho 2, com extensão de até 75 metros. A contratação da empresa responsável pelos serviços técnicos foi homologada na última quinta-feira (12), com investimento de R$ 123 mil.
A gestão ponderou, por meio do documento contratual, que as melhorias na passarela atualmente composta por tábuas de madeira têm como objetivo atender ao fluxo contínuo de veículos leves e pesados, especialmente para o acesso às áreas de produção agrícola e agropecuária locais e às comunidades isoladas da região.
Em verificações recentes, equipes técnicas da prefeitura constataram sinais de desgaste e comprometimentos estruturais (tais como madeiras envelhecidas, vigas de aço e pregos expostos às intempéries e outros elementos soltos), reduzindo a capacidade total de carga do trecho e evidenciando que já não possui condições de suportar as demandas de tráfego regulares.
Outro risco ressaltado pelo executivo é quanto ao período chuvoso, com cheias que ultrapassam o plano da ponte e a tornam intransitável. “Impede a passagem regular de veículos, isolando comunidades e interrompendo o escoamento da produção local, que é de grande importância econômica, especialmente voltada à pecuária e à agricultura”, segundo destacado no edital.
Quanto à outorga dos serviços para o processo licitatório, a definição se deve à sobrecarga atual de atividades no Departamento de Engenharia, que já lida com projetos como a implantação de 50 casas populares, bem como outras ações pontuais. Maiores detalhes sobre a construção da ponte devem ser divulgados após o certame oficial.

