PALESTRA EM RELAÇÃO AOS 18 DE MAIO É REALIZADA NA E. E. ANTÔNIO OMETTO PELO CREAS DE MATUPÁ.

Foi realizada na manhã desta sexta-feira, 10 de maio, na Escola Estadual Antônio Ometto, em Matupá, uma palestra, ministrada pela equipe do CREAS “Centro de Referência de Assistência Social”.
Visando conscientizar as crianças sobre os meios de abuso, seja através do toque, das palavras, da exposição áudio visual, tudo isso foi repassado aos alunos, mediante uma caixa de perguntas, algumas dúvidas foram retiradas.
O trabalho de combate ao abuso acontece em todos os grupos de ação, tanto pública ou privada, grupos de serviços e a própria religião através das igrejas.
“É fundamental conscientizar as crianças sobre a prevenção e o combate ao abuso sexual infantil. A educação e informação são essenciais para proteger nossas crianças. Quero agradecer à cooperação da escola, dos alunos em prestar atenção a esse tema, e claro às famílias, que têm um papel fundamental no combate à violência.” frisou a coordenadora, Graziela da Rocha.
Origem da data
A data foi escolhida devido ao caso Araceli, um crime que causou grande repercussão no país em 1973. Araceli Crespo era uma menina de apenas 8 anos de idade, que foi violada e violentamente assassinada em Vitória-ES, no dia 18 de maio.
O Dia Nacional do Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído oficialmente no Brasil através da lei nº 9970/2000. Nessa data, são realizadas diversas atividades nas escolas e outros espaços sociais, como palestras e oficinas sobre prevenção à violência sexual.
A prevenção contra a violência sexual é uma atribuição do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, que está diretamente ligado ao MDHC.