Mais de 19 mil reeducandos participaram de atividades educacionais nas unidades prisionais de MT

Mais de 19 mil reeducandos participaram de atividades educacionais nas unidades prisionais de MT
Publicidade 12
Compartilhe!

A secretaria estadual de Justiça realizou, ano passado, ações pedagógicas formais e complementares dentro das unidades prisionais e pela fundação Nova Chance. No balanço do ano, foram 19,1 mil reeducandos participantes nas atividades que variam entre educação básica formal, exames nacionais, atividades complementares e cursos de capacitação.

Em todo o ano passado, 3,5 mil reeducandos participaram das atividades de educação básica formal, incluindo o ensino fundamental, alfabetização, ensino médio e ensino superior. Foram 497 custodiados inseridos no programa de alfabetização; 1,3 mil reeducandos no 1º segmento do ensino fundamental e outros 558 no 2º segmento; mil alunos cursaram o ensino médio e 82 reeducandos estão cursando ensino superior.

Além disso, em todo o Estado, mais de 5 mil reeducandos foram inscritos para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos Privados de Liberdade (Encceja). O exame é aplicado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira a jovens e adultos em privação de liberdade e aos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, em todo o território nacional e certifica o ensino fundamental e médio dentro das unidades prisionais.

A secretaria também registrou 4,1 mil reeducandos inscritos para o Enem PPL. O exame é a principal porta de entrada de jovens e adultos para a realização de cursos superiores no Brasil. O percentual de inscritos para o exame registrou aumento de 42,8% em relação ao ano de 2024, quando o número de participantes foi de 2.912.

Atualmente, os estabelecimentos penais de Mato Grosso contam com 117 salas de aula, 11 laboratórios de informática e 13 espaços de leitura estruturados com acervos literários e ambientes destinados à promoção da leitura e da reflexão.

Publicidade 14

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *