Conselho de Ética da Câmara analisa processo contra mato-grossense acusado de ofender deputado do PSOL
O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados se reúne nesta terça-feira, às 14h30, para analisar 13 processos, incluindo o do deputado mato-grossense José Medeiros (PL). O parlamentar é acusado de ofender o colega Ivan Valente (Psol-SP) durante sessão plenária, em junho.
Conforme a representação, Medeiros proferiu falas consideradas ofensivas ao se referir a Valente como “canalha que envelhece” e afirmar que o parlamentar “apequena este Parlamento”. As declarações ocorreram após discurso do deputado do Psol, com Medeiros acrescentando: “É muito valente no nome, mas não produz nada, só destrói”. A representação classifica as falas como discriminatórias e com “conotação etarista”.
O documento relata que o episódio gerou tumulto no plenário, com Ivan Valente solicitando direito de resposta, inicialmente ignorado pela presidência dos trabalhos. A deputada Erika Kokay (PT) interveio alertando para o “conteúdo etarista da fala de Medeiros”. Parlamentares do PL, como Carlos Jordy e Delegado Caveira, manifestaram apoio a Medeiros durante o incidente.
A representação pede aplicação de sanção disciplinar proporcional à infração. O caso será analisado junto a outros 12 processos durante a reunião do Conselho de Ética.


