PM frustra resgate de balsa usada em garimpo ilegal no Rio Teles Pires
Operação Tolerância Zero apreende equipamentos, arma e caminhonete de apoio; suspeito de 24 anos é conduzido à Polícia Civil em Alta Floresta.
A Polícia Militar de Mato Grosso deflagrou, na tarde desta quinta-feira (14), uma ação integrada que resultou na apreensão de materiais usados no garimpo ilegal e na detenção de um suspeito na zona rural de Alta Floresta. A operação ocorreu no Porto da Balsa, na região da 4ª Leste, às margens do Rio Teles Pires, durante a “Operação Tolerância Zero”.
A mobilização envolveu equipes do 8º Batalhão, Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental e Força Tática do 2º Comando Regional. A operação foi desencadeada após uma denúncia anônima apontar que integrantes de uma organização criminosa estariam no local para resgatar e recuperar uma balsa de garimpo que havia sido inutilizada em ação anterior do BPMPA.
No ponto indicado, os policiais encontraram um homem que se apresentou como proprietário da embarcação clandestina e confirmou que estava ali para tentar recuperar a estrutura. Outros dois trabalhadores contratados para retirar e transportar a balsa também foram identificados. O motor da embarcação já havia sido removido e estava carregado em um caminhão tipo “Munk”.
Durante a ação, foram apreendidos uma caminhonete Ram 3500 Laramie usada como apoio logístico, o motor da balsa, dois tubos flutuadores, uma bomba d’água e outros equipamentos do garimpo. Um revólver calibre .32, com cinco munições intactas, também foi localizado.
O suspeito, de 24 anos, foi conduzido à Delegacia Municipal de Alta Floresta, todo o material apreendido foi apresentado à autoridade policial.


