Presidente em exercício, Alckmin visita Mato Grosso nesta 6ª

Presidente em exercício, Alckmin visita Mato Grosso nesta 6ª
Publicidade 12
Compartilhe!

O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, estará em Cáceres nesta sexta-feira para inaugurar a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do município, que foi construída pelo governo de Mato Grosso. O evento está marcado para às 9h.

A ZPE, que estava parada há três décadas, começou a sair do papel em 2019 sendo obra priorizada pelo governador Mauro Mendes que autorizou investimento total de R$ 51,3 milhões. O empreendimento proporciona regimes tributário, administrativo e cambial diferenciados, ampliando a competitividade das indústrias instaladas e estimulando a geração de empregos e renda.

A ZPE conta com 247 hectares, divididos em cinco módulos, com 341 lotes industriais e infraestrutura completa, incluindo recinto aduaneiro, área administrativa, armazéns e sistemas de controle moderno. O alfandegamento foi aprovado pela Receita Federal em março de 2024, viabilizando o início das operações e atração de novos investimentos ao Estado.

A zona de processamento e exportações foi criada em 1990, por decreto presidencial, e ficou paralisada por mais de três décadas em razão de pendências legais e financeiras envolvendo a empresa administradora AZPEC S/A e a ausência de infraestrutura física adequada. Desde 2019, o Estado iniciou um amplo processo de regularização jurídica, contábil e administrativa do empreendimento, concluído em 2023.

Esta será a segunda visita de Alckmin a Mato Grosso em pouco mais de um mês. Em setembro, o vice-presidente esteve em Sorriso, onde se reuniu com prefeitos da região, o governador Mauro Mendes. Na ocasião, comprometeu-se a destravar os obstáculos jurídicos da Ferrogrão, ferrovia que ligará Sinop a Itaituba (PA), argumentando que o projeto “ajuda o meio ambiente, se substitui milhares de carretas, óleo diesel, evita a ocupação grande de regiões e melhora custo logístico”.

Publicidade 14

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *