Russi avalia eleição ao governo decidida em dois turnos no ano que vem

Russi avalia eleição ao governo decidida em dois turnos no ano que vem
Publicidade 12
Compartilhe!
Allan Mesquita

allan@gazetadigital.com.br

Allan Mesquita/ GD

Allan Mesquita/ GD

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Max Russi (PSB), acredita que a eleição para o governo do Estado em 2026 pode romper a tradição e se definir apenas em segundo turno. Na avaliação do chefe do Legislativo, o atual cenário político aponta para uma disputa acirrada, o que deve dividir os votos e grupos políticos no Estado.

“Historicamente, as eleições para o governo de Mato Grosso são definidas no primeiro turno. Mas se o quadro que se desenha hoje se mantiver, teremos uma disputa mais acirrada e um segundo turno”, afirmou o parlamentar em entrevista ao Jornal da Capital 101.9 FM, esta semana.

 

A cerca de um ano para a disputa que irá definir a sucessão do governador Mauro Mendes (União), alguns nomes já figuram como pretensos candidatos. Entre eles, o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), o senador Wellington Fagundes (PL) e o senador Jayme Campos (União Brasil). Atendendo a “clamor popular”, a médica Natasha Slhessarenko já confirmou que pretende disputar o Palácio Paiaguás.

O deputado lembrou que nos últimos pleitos estaduais os governadores foram eleitos ainda na primeira etapa da votação. No entanto, ele observa que o crescimento de candidaturas competitivas e a fragmentação entre os principais núcleos políticos estaduais podem mudar essa dinâmica no ano que vem.

Russi ainda projetou que a corrida para o Senado também deve ser disputada com nomes como o do próprio governador Mauro Mendes (União), a deputada estadual Janaina Riva (MDB), o deputado federal José Medeiros (PL) e o ministro da Agricultura e Pecuária Carlos Fávaro (PSD), na tentativa de reeleição. “Para o Senado, a eleição tende a ser apertada para todos os candidatos”, concluiu.

Publicidade 14

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *