Sinop recebe 1º drone do Estado para combate a incêndios em edifícios

O secretário estadual de Segurança Pública, César Roveri, e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Flávio Glédson Bezerra, entregaram, no final da tarde, em solenidade no quartel dos bombeiros, o primeiro drone de combate a incêndio em edifícios em Mato Grosso. O novo drone é projetado especificamente para combate a incêndios em locais de difícil acesso, atuando de forma “cativa” – conectado ao caminhão dos bombeiros através de uma mangueira que lança água diretamente nos focos de incêndio. A altura máxima de voo conectado à mangueira é de 30 metros, com distância máxima de voo de 60 metros e autonomia de 20 minutos. A pressão máxima de água suportada é 110 Psi com alcance de 20 a 25 metros. Com os braços e as hélices desdobrados, o drone tem 86 cm de altura, 2,51 metros de comprimento e 2,85 metros de largura.
“Sinop está verticalizando, então nós estamos já de imediato, em pouco tempo, dando essa resposta para poder termos mais essa ferramenta de trabalho aqui em Sinop”, declarou o secretário.
O comandante-geral destacou que o equipamento visa acelerar o atendimento às ocorrências no município. “Esse equipamento, sem dúvida nenhuma, vai suprir a necessidade em relação ao combate incêndio em altura”, “a gente vai poder verticalizar a linha de combate”, “vem a somar na estratégia de todo o sistema do Corpo de Bombeiros aqui presente em Sinop”, disse. Ele acrescentou que o efetivo do batalhão da cidade iniciará um curso de manuseio do drone, hoje, que durará 10 dias, antes que a máquina comece a ser usada nas ocorrências.
O prefeito Roberto Dorner (PL) avaliou que o drone é uma “alternativa fantástica” ao pedido de uma escada “magirus”, para incêndios e salvamentos, feito pela prefeitura ao governo.
Na solenidade, o secretário ainda adiantou que o Corpo de Bombeiros de Sinop deve receber nos próximos meses duas motos de alta cilindrada para atendimentos de urgência. “Já está em processo de aquisição, as motos terão desencarceradores, terão todos os materiais de urgência e emergência para que possam também fazer o atendimento de acidentes e toda a estrutura que possa ser utilizada para resgate urbano, porque a cidade já está com um trânsito muito intenso, então essas motos são mais rápidas e vão chegar primeiro para poder fazer o primeiro atendimento”, explicou.
Estiveram presentes na solenidade vereadores, secretários e representantes de entidades.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

