“Não adianta um Estado forte com uma capital fraca”, diz Diego

O deputado estadual afirmou que a cuiabania precisa ser resgatada para preservar a história.
O deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos) participou na segunda-feira (22) da estreia do documentário “No Coração de Cuiabá” que ocorreu no Cine Teatro.
A produção cinematográfica, que teve apoio financeiro garantido por emenda do deputado, apresenta como as ruas e bairros da capital mato-grossense são essenciais para a criação e mantimento da cultura, além de contribuírem para a subsistência dos artistas locais.
Durante a cerimônia, Diego ressaltou que o Centro Histórico de Cuiabá precisa ser revitalizado e preservado em prol da história.
“Só teremos uma capital forte se nosso centro histórico for forte. Tenho dito para o governador Mauro Mendes [União] e ao vice Otaviano Pivetta [Republicanos] para que ajudem nossa capital. Não adianta termos um Estado forte, rico, em pleno desenvolvimento, mas com uma capital fraca, que não cresce e quem mora nela não tem orgulho”, avaliou.
“A capital precisa ser de todos os mato-grossenses, motivo de orgulho, porque tem história. A cuiabania, o sentimento gostoso de ter fé, cultura e raízes, está representada no nosso Centro Histórico. Nosso centro vai ficar e nossa história será contada, enquanto cada um de nós será responsável pelo que fez”, acrescentou.
O deputado, ainda, citou a trajetória história de Cuiabá e afirmou que, junto ao prefeito Abilio Brunini (PL), pretende consertar as dificuldades enfrentadas.
“Essa capital nasceu no ciclo do ouro, no século XVIII. Logo que nasce Cuiabá, nasce o centro, que presenciou grandes momentos históricos, culturais, artísticos, políticos”, citou.
“Desde o ano passado, com a eleição do Abilio, temos dito que precisamos resgatar a cuiabania. Percebo que, nos últimos anos, temos perdido o sentimento de orgulho da nossa capital. As pessoas não andam nas ruas, praças, têm medo de irem ao centro e alguns até escondem que são de Cuiabá. É nosso compromisso resgatar a capital”, completou.