Polícia Ambiental apreende 86 peixes e aplica mais de R$ 20 mil em multas na MT-040

redacao@gazetadigital.com.br
Divulgação
Operação do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental resultou na apreensão de 86 peixes de diferentes espécies, durante fiscalização na rodovia MT-040, na noite do último sábado (27), nas proximidades da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, em Santo Antônio do Leverger. A multa aplicada aos suspeitos passa de R$ 20.200.
Conforme divulgado pela polícia, por volta das 20h, a equipe realizou um bloqueio e abordou um veículo Honda HR-V Touring, branco, ano 2018. O carro era conduzido por um homem, que estava acompanhado de uma passageira.
Na vistoria, os policiais encontraram dois sacos plásticos com pescados no porta-malas. Questionado, o motorista admitiu que não possuía autorização para o transporte e disse que havia pescado em um pesqueiro da região ao longo do dia.
A equipe policial ressaltou que está em vigor em Mato Grosso a Lei nº 12.197/2023, conhecida como Lei do Transporte Zero, que proíbe pescadores amadores de transportar pescado, exceto para consumo no local da captura.
A perícia técnica contabilizou:
- 46 peças de Pacu Peva
- 21 peças de Piauçu
- 16 peças de Ximboré
- 3 peças de Piraputanga (espécie de captura proibida)
Ao todo, foram 86 exemplares, pesando aproximadamente 51,5 kg, incluindo peixes abaixo da medida mínima legal.
O pescado foi encaminhado à Delegacia Especializada de Meio Ambiente (DEMA).
O veículo foi apreendido administrativamente, ficando sob responsabilidade da proprietária como fiel depositária. Já o condutor foi levado à Delegacia de Polícia Civil de Cuiabá, sem algemas e sem lesões, para os procedimentos cabíveis.