Leandro Lima é o único representante do interior do Centro-Oeste na categoria Editorial e levará o projeto As Três Capivarinhas ao maior evento de negócios culturais da América Latina
O escritor matupaense Leandro Lima, autor da série infantil As Três Capivarinhas, foi selecionado pelo Ministério da Cultura para representar o estado de Mato Grosso na 4ª edição do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR 2025), que acontecerá de 3 a 7 de dezembro, em Fortaleza (CE).
Na categoria Editorial, Leandro é o único representante do interior do Centro-Oeste, já que os demais selecionados são de capitais brasileiras. Sua participação levará o nome de Matupá a um dos maiores eventos de negócios e conexões do setor criativo na América Latina, reunindo empreendedores culturais de 14 segmentos.
O projeto As Três Capivarinhas, criado e escrito por Leandro, nasceu inspirado no Bosque do Lago e nas capivaras de Matupá. A obra promove educação financeira, cidadania e sustentabilidade por meio de livros, jogos educativos e formações para professores, sendo reconhecida nacionalmente por unir literatura e impacto social.
A seleção dará a Leandro acesso a rodadas de negociações, oficinas e mentorias personalizadas sobre o mercado da indústria criativa, além de abrir a oportunidade de exportar a partir de Matupá material educacional, cultural e editorial para o mercado nacional e internacional.
Durante o MICBR 2025, o escritor pretende ampliar parcerias, fechar contratos e internacionalizar o projeto. “É uma oportunidade única para apresentar o trabalho e mostrar que o interior de Mato Grosso também produz cultura de qualidade e relevância nacional”, destaca Leandro.
Além de representar o estado, Leandro pretende levar a bandeira oficial de Matupá para registrar o momento e reforçar a presença do município no cenário cultural brasileiro.
O autor também reforça a importância de políticas públicas e incentivos para o setor:
“Assim como no esporte, na educação, acho muito importante a valorização e apoio aos empreendedores criativos, culturais e editoriais. Quando a prefeitura e o estado investem em um empreendedor, há retorno, pois ele vai em busca de negócios e traz investimentos para a sua região. Por isso, agradeço o apoio que sempre recebi do prefeito Bruno Mena e da sua equipe, bem como do governo do Estado”, destaca Leandro.