Secretaria de Agricultura busca implantação de cadeia produtiva de piscicultura em Matupá

Secretaria, EMPAER e SEMMA visitam cooperativa de aquicultores de Alta Floresta
O Secretário de Agricultura, Levi Donizete, acompanhado de representantes da EMPAER, Marcos Rogério Rocha (Eng. Agrônomo) e do engenheiro agrônomo da SEMMA, Rodrigo Craidy, realizou uma visita técnica à Cooperativa de Aquicultores do Portal da Amazônia (Cooperpam), em Alta Floresta.
O objetivo foi conhecer de perto experiências exitosas que possam servir de incentivo para o desenvolvimento da cadeia da piscicultura de cria, recria e engorda no município.
Segundo o Presidente da Cooperpam, Claudeci dos Santos, a cooperativa conta atualmente com 60 cooperados e tem se destacado pelo modelo de gestão que alia assistência técnica qualificada, garantia de compra da produção, fornecimento de ração e redução de custos na aquisição de alevinos de procedência certificada. Esses fatores têm contribuído para a sustentabilidade da atividade e fortalecido o papel do cooperativismo no setor.
Atualmente a cooperativa trabalha com as espécies de Tabatinga, Piauçu, Pirarucu e Judiá.
É determinação do Prefeito Bruno Mena que a Secretaria de Agricultura de Matupá desenvolva ações voltadas ao associativismo e cooperativismo rural, reconhecendo a importância da união dos produtores para o avanço das cadeias produtivas.
Com a evolução da piscicultura, a carne de peixe vem ganhando cada vez mais espaço na mesa dos brasileiros, sendo reconhecida como uma proteína saudável, nutritiva e de grande potencial econômico para a região.