Secretário de Saúde de Terra Nova do Norte alerta população sobre grande índice de dengue

Por: Angela Fogaça/Nortão Online
A Coordenação da Vigilância em Saúde de Terra Nova do Norte, confirmou que município lidera na região norte, com o maior número de larvas positivas de dengue.
A secretaria de Saúde alerta para risco de epidemia, o índice de positividade dos casos está altíssimo e a gestão municipal conclama a população para se conscientizar sobre o perigo da dengue, zika e Chikungunya e fazer sua parte.
O secretário de Saúde, Rafael Barros, informou que a gestão municipal está traçando estratégias e intensificando as ações, mas a população precisa colaborar no sentido de evitar a proliferação do mosquito.
Ou seja, é necessário eliminar os criadouros do mosquito.
Confira algumas dicas:
1. Utilize repelente
Passar o produto nas partes do corpo que ficam expostas, como braços e pernas, é uma maneira eficaz de manter os mosquitos afastados da pele.
2. Cubra a maior parte do corpo, quando possível
O Aedes aegypti é atraído pela substância que o corpo humano elimina por meio do suor e da respiração, por isso é importante utilizar roupas que cubram a maior parte do corpo para atenuar esse processo.
3. Elimine focos de água parada
Evite deixar qualquer reservatório de água parada sem proteção em casa. O mosquito pode usar como criadouros desde espaços como caixas d’água e piscinas abertas até pequenos objetos, como tampas de garrafa e vasos de planta.
4. Coloque telas em janelas e portas
Fique, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis.
5. Aplique inseticidas e larvicidas
Inseticidas são grandes aliados na prevenção da dengue, pois ajudam a eliminar focos do mosquito em locais abertos e fechados.
Confira o vídeo: