Guia CANDex 2024 bate recorde de acessos no canal do TSE no YouTube

Guia CANDex 2024 bate recorde de acessos no canal do TSE no YouTube
Publicidade 12
Compartilhe!

Com uma semana de publicação, o vídeo do Guia CANDex 2024 se tornou o mais assistido do canal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no YouTube em um mês, ao atingir a marca de 25.877 visualizações nesta terça-feira (16). O vídeo com o tutorial explica como deverão ser feitos os requerimentos de registro de candidaturas, assim como os registros das atas das convenções partidárias no Sistema de Candidaturas – Módulo Externo (CANDex) 2024. As convenções partidárias para a escolha de candidatas e de candidatos podem ocorrer de 20 de julho a 5 de agosto.

Além disso, a publicação representa uma inovação. Essa foi a primeira vez que o TSE produziu um manual em vídeo para que os partidos e as federações pudessem conhecer o passo a passo do CANDex. O Tribunal colocou o sistema à disposição dos partidos e das federações em 9 de julho e o vídeo foi postado no dia 10.

O que é feito pelo sistema?

É por meio do CANDex que os partidos encaminham à Justiça Eleitoral os requerimentos de registro das candidaturas, definidas em convenções. O sistema é obrigatório para todos os tipos de pedido (coletivo, individual, vaga remanescente, substituição) e para o Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) sem candidato, conforme previsto na Resolução TSE n° 23.609/2019.

Confira mais informações sobre o CANDex 2024 na página do TSE.

Acesso

Desde 2020, a segurança do processo de registro de candidaturas foi incrementada com a obrigatoriedade do uso de chave de acesso pelos partidos, pelas federações e pelas coligações para o preenchimento da ata de convenção, do DRAP e dos pedidos de registro.

As instruções sobre a chave de acesso, bem como sobre a instalação da versão oficial do sistema e do ambiente simulado, podem ser vistas na página dedicada ao CANDex 2024.

EM/BA

Publicidade 14

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *